Itabuna recupera acesso ao assentamento Manuel Chinês
Os cerca de três quilômetros de acesso do semianel rodoviário da BR-415 ao projeto de assentamento Manuel Chinês estão sendo recuperados pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur). Desde a segunda-feira que uma motoniveladora espalha cascalho e abre valas para a drenagem nos trechos de maior declividade, garantindo maior durabilidade do serviço de patrolamento e manutenção da via.
A Prefeitura tem desenvolvido um programa de conservação de acesso às áreas rurais do município, a exemplo do Ribeirão Seco, Serrado e Roça do Povo. Mas enfrenta problemas relativos à escassez de recursos financeiros, principalmente para a manutenção de máquinas pesadas. “Apesar das dificuldades temos conseguido manter certa regularidade na conservação dessas estradas vicinais. Principalmente porque o prefeito Claudevane Leite tem compromissos com o apoio à agricultura familiar”, diz o secretário Marcos Monteiro.
O secretário disse que não vê motivos para protestos por parte da população ou retenção de ônibus do sistema de transporte coletivo, já que dede 2013 há regularidade nos serviços de patrolamento das estradas vicinais. “As dificuldades financeiras são passageiras. A gente pede a compreensão das pessoas para que não haja prejuízos ao conjunto da população que fica sem transporte a cada ação dessa natureza”, concluiu.
Nesta sexta-feira, uma equipe da Sedur retorna ao projeto agrícola Roça do Povo, na região de Ferradas, para conclusão do patrolamento de parte do acesso. Na primeira fase um trecho de mais de seis quilômetros até a Fazenda Boa Sentença foi melhorado.